Escola Básica Integrada de Arrifes

     

08:31:15, quinta-feira, 21 de setembro de 2017

 

“HOUR OF CODE” in EBI Arrifes

A Iniciativa “HOUR OF CODE” é um movimento internacional de introdução à Ciência da Computação, desenhado para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender o básico do pensamento computacional.

Um convite aos alunos a participarem na “HOUR OF CODE” in Arrifes decorrerá a 9 e 10 de dezembro em sessões contínuas “hands-on”, na sala E9 e E13, de 30 minutos cada. No dia 9 as sessões serão às 14h30;15h00;15h30;16h00, e no dia 10 às 12h15; 12h45;13h15;13h45. Cada sessão tem o limite de 15 alunos.

Inscreve-te, através do formulário em linha: http://goo.gl/forms/qIZUXVkIap  no sítio da escola A Hora do Código ou na receção da escola junto à Sra. Helena Oliveira.

Um convite aos professores, na disciplina de Cidadania, para aplicarem o roteio da “HOUR OF CODE”, na semana de 7 a 11, disponível no sítio da escola Escola\A Hora do Código e em anexo a esta informação. Bastam 60 minutos para dar a oportunidade aos alunos para abrirem horizontes de estímulo à programação, do uso do computador como ferramenta de aprendizagem e de raciocínio, onde provoquem a sua criatividade e destreza.

 “Cada estudante deve ter a oportunidade de apreender Ciências da Computação. Ajuda a nutrir as habilidades de resolver problemas, lógica e criatividade. É entendimento global que ao começarem cedo, os estudantes terão uma base para o sucesso em qualquer carreira do século XXI.” (Fonte: Code.org)

A Hora de Código é organizada pela Code.org, uma entidade sem fins lucrativos dedicada em expandir a participação em Ciências da Computação, tornando-a acessível em mais escolas, e aumentando a participação de elementos do género feminino bem como estudantes de etnias sub-representadas. Paralelamente, foi também formada uma coligação de parceiros sem precedentes afim de promover a Hora de Código — na qual se incluem a Microsoft, Apple, Amazon, entre outras.

Parceria:

logoprosucesso      logohourofcode

 

 

 

“ A hora do Código. Tratar o código por tu!”

Este ano letivo iniciou-se o projeto “ A hora do Código. Tratar o código por tu!” nos 5º e 7º anos, no âmbito do PROSucesso. Como primeira atividade dirigida a todos os alunos e professores, integrou-se a iniciativa europeia Semana Europeia da Programação, que decorre de 10 a 18 de outubro- um evento global da iniciativa da Comissão Europeia (http://events.codeweek.eu/) - para promover as Ciências da Computação, através da Programação, nas escolas dos países da União Europeia.

As oficinas de programação decorreram em dois momentos durante a semana da programação europeia, 13 e 15 de outubro. Os participantes foram convidados a explorar a linguagem de programação Scratch e a realizar desafios com o estímulo à construção de soluções por objetivos baseados na lógica de produção de código de linguagem de alto nível, promovendo o raciocínio lógico e a criatividade.

O Scratch é uma linguagem de programação muito simples e intuitiva e 
numa lógica de “open-source” e de partilha comunitária - é um projeto do Lifelong Kindergarten Group do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Media Lab. 

Sob o lema " Imagina, Programa e Partilha", o Scratch foi concebido como resposta ao crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos, muito em particular nas crianças desde muito cedo, e das competências transversais para o século XXI.

#EbiCoding: Participa, Imagina, Programa e Partilha!  

 

 

 

 

 

Roteiro HOUR OF CODE’ 2015

1. Esta semana assinala-se a HOUR OF CODE´2015, milhares de locais no mundo registam esta semana com eventos associados à programação.

       

          Porquê programar?

https://www.youtube.com/watch?time_continue=177&v=nKIu9yen5nc

2. O desafio é criar partes de animações recorrendo à construção de “peças” de linhas de código. Lê sempre os objectivos de cada programa e tem sempre presente que as dicas ajudam-te.      

      

 

 

Nível  0 ( Muito fácil)

1 - https://studio.code.org/s/course1/stage/3/puzzle/1

2 - https://studio.code.org/s/course1/stage/18/puzzle/1

3 - https://studio.code.org/s/course1/stage/14/puzzle/1

4 - https://studio.code.org/s/course1/stage/16/puzzle/1

Nível I (fácil)

1 - https://studio.code.org/s/course1/stage/11/puzzle/1

2 - https://studio.code.org/s/infinity/stage/1/puzzle/1

3 - https://studio.code.org/s/course2/stage/19/puzzle/1

Nível  II (Médio)

1 - Programação com Anna e Elsa

https://studio.code.org/s/frozen/stage/1/puzzle/1

2 – Programação com Angry Birds

https://studio.code.org/hoc/1

3 – Programação com Flappy

https://studio.code.org/flappy/1

4 – Programação Minecraft

https://studio.code.org/s/mc/stage/1/puzzle/1

Nível III (Difícil)

5 –Programação com StarWars

 https://studio.code.org/s/starwars/stage/1/puzzle/1

Continua a desafiar-te!

https://code.org/learn